Criar um Site Grátis Fantástico
HISTORIA DE CEARÁ-MIRIM
HISTORIA DE CEARÁ-MIRIM

  O pau-brasil existente em quantidade na região era transportado através de um rudimentar sistema de navegação aproveitando as águas do rio Gramoré.
Os portugueses, juntamente com Antônio Felipe Camarão, o famosoíndio Poty, que chefiava a tribo dos Potiguares tomaram a iniciativa no sentido de organizarem um povoamento. Fundaram um convento na aldeia do Guajiru, e numa área de terra concedida aos padres da Companhia de Jesus, construíram uma igreja, um prédio destinado a cadeia e a câmara municipal. Com o trabalho desenvolvido na organização do povoado, os padres conquistaram a estima dos índio de Guajiru.
 Os índios estavam satisfeitos com os padres jesuítas, os colonizadores portugueses não, pois queriam as terras férteis do vale e para isso procuraram afastar do caminho a presença incômoda e ética dos jesuítas. Com o afastamento dos jesuítas, os colonizadores portugueses passaram a administrar sem a presença do elemento religioso e sem qualquer tipo de fiscalização. Uma Carta Régia do Marquês de Pombal proibiu sumariamente, sem qualquer motivo nem explicação, a participação de jesuítas na organização administrativa e de ensino do povoado. Com o afastamento dos jesuítas, os índios pressionados pelos colonizadores acabaram negociando suas terras com estranhos. Nessa época, chegaram os negros vindos da África, e com eles começava o trabalho cativo e formação dos engenhos de cana-de-açúcar, que vieram a comandar a economia e a história do vale do Ceará-Mirim. Nascia, assim, uma civilização própria com base nos senhores de engenho, conscientes do domínio econômico que exerciam, e de uma fidalguia poderosa e elegante. Era o final do século XIX, o vale prosperava e crescia com a produção canavieira.
Por algum tempo conservou-se um núcleo de ostentação e luxo. Surgiram os bailes aristocratas, as carruagens forradas com seda e as festas ricas e pomposas. Esses traços que marcaram uma Era caracterizaram, no tempo, a etapa patriarcal e escravocrata do açúcar.
Em 3 de Setembro de 1759, o município foi criado oficialmente, através de alvará, e instalado em 3 de Maio de 1760, na antiga aldeia de Guajiru, tendo por sede a vila de Extremoz. Em 18 de Agosto de 1885, a sede foi transferida para a povoação de Boca da Mata e passou a chamar-se vila do Ceará-Mirim. A transferência para vila de Ceará-Mirim foi suspensa através da Lei n° 345, de 4 de Setembro de 1856. Após dois anos foi novamente confirmada pela Lei n° 370, de 30 de Julho de 1858. Em 9 de Junho de 1882, através da Lei n° 837, Ceará-Mirim recebeu foros de cidade. 

Significado do Nome

 

 

 

Aniversário da Cidade

 

09 de Junho.

 

 

 CARACTERÍSTICAS

 

 

Clima  

tropical chuvoso com verão seco.

 

Temperatura Média

Média: 25,3 °C

 

 

 COMO CHEGAR

Localização

Macaíba.

Limites

Norte –  Maxaranguape 
Sul –     São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ielmo Marinho
Leste –  Extremoz, Maxaranguape e Oceano Atlântico
Oeste – Taipu

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

28 Km da Capital.

 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

 EVENTOS

 

 

 

 

 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim

Fontes: Internet